SEJAM
BEM-VINDOS


29 de mai. de 2010

Futuro Profissional

Engenheiro civil
O que é ser engenheiro civil?
Profissionais que estudam, projetam, fiscalizam e supervisionam construções de pontes, elevados, túneis, viadutos, edifícios, redes hidráulicas e de esgoto, barragens, rodovias, ferrovias, estádios etc. Transformam, através de cálculos e desenhos, materiais brutos - calcário, pedra, ferro, aço, madeira, terra, areia - em estruturas úteis para o homem, buscando sempre o menor custo e as melhores condições de segurança.

Características necessárias para ser engenheiro civil

Habilidade numérica para os cálculos e medições, meticulosidade, concentração e liderança. É importante também que tenha agilidade, atenção a detalhes, capacidade de adaptação a novas situações, capacidade de comunicação, concentração, decisão e organização. Habilidade para trabalhar em equipe e interesse pelo funcionamento das coisas.

Principais atividades de um engenheiro civil
Analisar o terreno e escolher o local das futuras instalações; estudar a mecânica dos solos, para identificar movimentos de terra; estudar a circulação das águas subterrâneas ou de superfície e a incidência da luz solar; determinar o projeto de construção e fazer a previsão da execução dos trabalhos no tempo - o cronograma - definindo detalhes da obra; estudar materiais que serão utilizados em construções e suas possibilidades de adaptação.
Pode atuar na Construção Urbana, Estruturas e Fundações, Hidráulica e Transportes.

Mercado de trabalho
O mercado está em alta para o setor de construção civil. Há uma movimentação muito grande no setor privado na área de construção e operação de estradas com o processo de privatização, que inclui estradas, portos, aeroportos, hidrelétricas. Além disso, o engenheiro civil é cada vez mais absorvido pelo mercado para atuar no ramo das indústrias e na área da informática.

Engenheiro mecânico
O que é ser engenheiro mecânico?
Profissional responsável pelo projeto, execução, manutenção e também por colocar em funcionamento qualquer tipo de equipamento que produz, transmite ou utiliza energia, como motores e máquinas em geral. Cuida sempre da segurança, qualidade e eficiência operacional e financeira, além da certificação e documentação técnica dos sistemas mecânicos. Para tal, efetuam cálculos, elaboram modelos matemáticos, simulações e testes, para que tudo saia perfeito e pronto para o uso do consumidor. A engenharia mecânica é relacionada à engenharia de materiais, térmica e industrial, pois durante a concepção de qualquer produto, o engenheiro precisa definir qual o material será utilizado com as propriedades mais adequadas e menor custo para aquela aplicação de um sistema, atuações em que as diversas engenharias se integram.

Características para ser engenheiro mecânico
É importante ter facilidade para a matemática e física, além do interesse pela montagem e funcionamento dos diversos sistemas mecânicos que existem. Também, é interessante que o engenheiro mecânico apresente características como: Agilidade, flexibilidade, capacidade de adaptação a novas situações, habilidade com máquinas e motores, atenção a detalhes, interesse por novas técnicas e tecnologias, interesse em construir coisas e capacidade de organização.

Principais atividades de um engenheiro mecânico
Projetar máquinas, equipamentos e processos produtivos, planejar sistemas de automação para uso industrial, planejar sistemas de aquecimento e refrigeração, criar meios para geração de energia, pesquisar novos projetos industriais e novas tecnologias para seus processos de criação, projetar engrenagens e fazer a manutenção da maquinaria de uma indústria, fazer o orçamento de seus projetos, realização de testes e simulações para verificar o funcionamento de seus sistemas.
Atua em áreas como: bioengenharia aeronáutica, engenharia automobilística, com o desenvolvimento de projetos, fabricação e manutenção de veículos automotivos e seus componentes. Em processos de fabricação, fazendo o desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à transformação de matérias-primas em produtos. Bioengenharia, no desenvolvimento de sistemas e dispositivos que auxiliem no tratamento de doenças e propiciem melhor qualidade de vida às pessoas. Área mecatrônica, com a conjugação de dispositivos eletrônicos de automação em equipamentos mecânicos. Mecânica computacional: simulação de processos e componentes mecânicos em computador, visando à redução de custos e à otimização de processos de desenvolvimento e de fabricação de componentes mecânicos. Área acústica: desenvolvimento de projetos para controle de ruídos e, também, de distribuição espacial do som em ambientes - como auditórios, cinemas e casas de shows

Mercado de Trabalho
Uma área do mercado de trabalho que está bastante em alta para o engenheiro mecânico é aquela onde ele desenvolve projetos para fontes renováveis de energia. Com a constante preocupação ambiental, a área que atua na concepção de novas formas de conversão de energia, planejamento e gestão de sistemas energéticos que não agridam a natureza torna-se um importante pólo de contratação destes profissionais.
Outro setor importante que tem destaque no mercado de trabalho é o das montadoras de automóveis. A chegada destas empresas favoreceu a abertura de pequenas indústrias e fornecedoras de autopeças, abrindo mercado para a contratação de engenheiros mecânicos para prestar serviços de mão-de-obra terceirizada a essas empresas.

Nenhum comentário: