SEJAM
BEM-VINDOS


22 de ago de 2010

Perguntas sobre Criacionismo

1. Os continentes realmente se separaram?
Aparentemente sim. Há considerável evidência de que os continentes se moveram, separando-se.

2. Quando os continentes se separaram?
A principal separação pode ter ocorrido durante o dilúvio. Medidas atuais mostram que eles ainda se movem hoje, embora muito lentamente.

3. Como podem os continentes terem se movido com rapidez suficiente para rearranjar toda a superfície da Terra durante o ano do dilúvio?
Pode não ser necessário que todo o movimento das placas fosse completado durante o dilúvio; movimentos significativos das placas podem ter continuado por algum tempo após o dilúvio. De qualquer forma, as causas do movimento das placas não são bem compreendidos. Atualmente elas se movem muito lentamente, mas poderiam se mover mais rápido se houvesse condições apropriadas. Uma grande quantidade de energia seria necessária; talvez esta poderia ter sido provida por impactos extraterrestres. Uma temperatura mais baixa de fusão de rochas basálticas poderia ter facilitado o movimento de placas; sabe-se que a presença de água no basalto abaixa o ponto de fusão. Não se sabe se o movimento das placas pode ter sido facilitado pelas "águas sob a terra" ou o rompimento das "fontes do abismo," mas vale a pena considerar esta possibilidade. Um grupo de criacionistas publicou recentemente uma teoria de movimento rápido das placas que pode prover algumas respostas a esta questão. Um movimento assim rápido iria aquecer tanto as placas que levaria muito tempo para esfriá-las.

4. Que problemas não resolvidos sobre tectônica de placas são de maior preocupação?Quanto as placas realmente se moveram? Quando e quão rapidamente se moveram? O que aconteceu aos continentes pré-diluvianos? Como o magma do soalho oceânico se esfriou em poucos milhares de anos se as placas se moveram tão rapidamente durante o dilúvio?

5. Os homens das cavernas realmente existiram?
Sim. Houve seres humanos que viveram em cavernas e pode haver alguns que ainda moram. Isso não significa que eles sejam semelhantes às figuras vistas em caricaturas de histórias em quadrinhos que você possa ter visto. Acredita-se que o homem de Cro-Magnon pode ter sido um homem das cavernas porque se crê que ele seja responsável por algumas pinturas notáveis em cavernas na França e áreas próximas. O homem de Cro-Magnon é essencialmente o mesmo que os europeus modernos e pode representar os europeus pré-históricos.

6. Existem realmente fósseis que se parecem com homens-macaco?
Já foram encontrados fósseis que parecem ter uma mistura de características humanas e de macacos. Há vários tipos desses tais como o homem de Java, o homem de Pequim e vários tipos da África conhecidos como os "erectinos". Esses parecem ter sido humanos, mas de uma forma diferente. Para interpretações criacionistas e evolucionastes desses fósseis, veja as referências.

7. Os homens de Neanderthal eram humanos verdadeiros?
A maioria dos criacionistas cre assim, mas a questão é controversa.
O homem de Neanderthal provavelmente viveu em cavernas, mas não eram homens-macaco. O crânio tinha um formato diferente da maioria dos homens modernos, mas o espaço do cérebro era maior. Eles aparentemente tinham cultura e eram provavelmente muito inteligentes. Os homens de Neanderthal tinham alguns traços singulares, mas nada que pudesse ligá-los aos macacos, de algum modo particular. Algumas das diferenças em seu crânio podem ter sido parcialmente produzidas como resposta a um clima severo e a alimentos duros à mastigação. Aparentemente, tinham uma constituição física mais robusta do que a das pessoas que vivem hoje. O recente sequenciamento do DNA mitocondrial do osso de um Neanderthal indica que o DNA do Neanderthal é bastante diferente do DNA de humanos atuais. Entretanto, isso não significa que eles não eram humanos verdadeiros, e muitos antropólogos os aceitam como humanos com adaptações para um clima frio e condições de vida duras.

8. Há alguma sequência evolutiva que vai dos macacos ao homem?
Há vários tipos de fósseis que possuem uma mistura de características humanas e de macaco. Têm sido feitas tentativas de organizar esses fósseis em uma sequência que vai de menor número de características humanas para maior número de características humanas. Australopitecíneos têm menos características humanas, seguidos pelos "erectinos", o grupo "arcaicos", e então Neanderthal e Cro-Magnon. A sequência parece convincente para muitas pessoas e é interpretada como uma linhagem evolutiva. Os criacionistas não aceitam essa interpretação, apontando que os detalhes não se encaixam bem, e a série não é verdadeiramente uma sequência de ancestrais-descendentes.

9. Qual é a explicação criacionista para esses fósseis que tem uma mistura de características humanas e de macacos?
A resposta a essa pergunta está perdida na antiguidade. Os fósseis referidos são primariamente os "erectinos" e os "australopitecíneos".
Os erectinos parecem ter sido humanos. Talvez tenham sofrido os efeitos de um intenso endocruzamento genético e um estilo de vida pobre. Os australopitecíneos podem ter sido um tipo extinto de macaco. Parecem não ser relacionados com nenhuma espécie viva atual.

10. O que se pode dizer dos gigantes humanos que viveram antes do dilúvio? Algum já foi encontrado?
Não. Nenhum fóssil humano gigante que tenha vivido antes do dilúvio foi encontrado.

Nenhum comentário: