SEJAM
BEM-VINDOS


25 de ago. de 2010

Ser Radical

A palavra "radical" é derivada de "raiz". Ao pensarmos em raízes, logo associamos isto a plantio, terreno e, finalmente, sementes. Lucas 8:1 a 15 - A parábola do semeador - mostra-nos a importância do terreno no qual serão lançadas as sementes, analogia acerca da Palavra de Deus e o coração do homem. Consideremos quatro aspectos do que vem a ser este "ser radical": a semente, o terreno, a raiz e o fruto. Para tanto, tenhamos a visão do povo como "árvores plantadas".

Tudo começa com a semente. Assim é a Palavra do Senhor, ela é a semente que, quando lançada, germinará e perdurará, de acordo com as condições disponíveis para seu cultivo. Pense então da seguinte forma: Em que tipo de terreno estamos plantados?
"Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido." Salmo 1:3
Este salmo mostra-nos claramente como deve ser o lugar onde devemos estar plantados. Vamos analisá-lo:

Fruto no tempo certo: Há o tempo de Deus para frutificarmos. É necessário termos esta consciência afim de que não assumamos cargas que não são nossas, nem tampouco deixemos de lado a responsabilidade de sermos úteis e indispensáveis à missão a nós confiada.

As folhas não murcham: De acordo com a ciência botânica, as folhas têm a função vital da "respiração". Elas são responsáveis pela saúde de toda a erva, e desta forma também pelo tempo de vida da mesma. Aquele que está no lugar certo em Deus tem um manancial de vida em si, e não deixa de enviar o "combustível" responsável pela conservação e preservação de suas raízes, garantindo desta forma a saúde de toda a planta, e a produção dos frutos.

Será bem sucedido: Refere-se à falta de necessidade, de carência de qualquer tipo. Uma prosperidade coerente, onde temos aquilo de que necessitamos para nossa subsistência e além disto, condições de abençoar outros menos favorecidos. Uma realidade de vida que, nem sempre, conta com muitas riquezas materiais, mas obtém sucesso em suas ações, decisões, acertos nos riscos diários e principalmente, tesouros espirituais nas regiões celestes.

"Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto." Jeremias 17: 7 e 8
Este texto mostra-nos uma árvore plantada num fundamento perfeito, onde é abastecida de todas as condições propícias para prosperar. Não vemos outra forma de associar este fundamento senão com Jesus Cristo. Um dos maiores erros que cometemos na nossa jornada cristã é nos firmarmos em fundamentos enganosos, tais como; doutrinas, posturas, modelos, intenções, etc. Firmar-se nestas coisas gera a religiosidade, que é justamente pegarmos aquilo que vem de Deus e colocarmos dentro de um molde, um padrão humano. Fundamento não é um modelo, é caminhar inspirado pela vida de Jesus e na Sua perfeita vontade. Ele é o terreno úmido, onde há vida.

No processo de fotossíntese, a árvore puxa da terra a água e os sais minerais responsáveis pela sua subsistência. A água representa a Palavra de Deus. A Palavra por sua vez é traduzida como Poder. Este poder é aquilo que transforma nossas atitudes, que faz-nos sermos renovados em todos os aspectos, do velho homem para o homem espiritual.

Como todo ser vivente, a árvore também é acometida por momentos de tribulação. Vêm os períodos de seca, as tempestades, as geadas, e o que determina se ela sobreviverá é, além da profundidade de suas raízes, a sua localização. O fato de estarmos plantados junto aos ribeiros faz-nos suportar os períodos secos.
"Junto ao rio, às ribanceiras, de um e de outro lado, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não fenecerá a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses, produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio." Ezequiel 47:12

Em resumo, o melhor lugar onde podemos estar plantados é no lugar onde Deus nos coloca. Ele é a fonte das águas que regam nossa existência e proporcionam as condições favoráveis a fim de que demos frutos que permaneçam. Pode ocorrer de Deus nos colocar em situações inimagináveis, pois Ele é um Deus dinâmico e suas águas estão sempre se renovando, precisamos porém estar certos de que Ele sabe do que necessitamos e de como produziremos com eficácia.

24 de ago. de 2010

Resumão da Bíblia!!!

Aprendendo com a adoradora de ALLAH

REFLITA SOBRE ISSO!!!

"SE EU TE ADORAR POR MEDO DO INFERNO, QUEIMA-ME NO INFERNO, SE EU TE ADORAR PELO PARAÍSO, EXCLUA-ME DO PARAÍSO, MAS SE EU TE ADORAR PELO QUE TU ÉS, NÃO ESCONDA DE MIM A TUA FACE!" (Rábia, 800 a.C.)

Muitos conhecem esta frase. Está nos boletins das igrejas, em contracapas de CDs... mas poucos sabem alguma coisa sobre a procedência da mesma.

O nome da moça em questão era Rabia al Adawiya al Qadsiyya, mais conhecida como Rabia de Basra. Pelo que consta era uma mulher orfã que viveu como escrava, e após algum tempo ganhou a liberdade. Abraçou a fé muçulmana, e ficou conhecida por sua devoção. Escolheu viver uma vida muito pobre, quase miserável, tendo inclusive recusado algumas ricas propostas de casamento.Há registro de que muitas pessoas famosas da época vinham até ela para ouvir seus ensinamentos, que se consistiam basicamente em amar a Allah apenas pela sua existência, e não por medo de punições ou desejo de recompensa. Ela é tida até hoje como a principal referência feminina do islamismo.

Enquanto pessoas que nós consideramos trevas tem levado a sério a sua fé, nós como cristãos, em grande maioria, estamos muito distantes de uma vida reta diante de Deus. Será que estamos dispostos a abrir mão de nossos caprichos, nossas meninices, nosso orgulho? Será que estamos dispostos a levar a vida com Deus a sério, independente de homens e de situações? Será que estamos dispostos a colocar em segundo plano nossa vida material, como fez esta mulher? Isto me faz lembrar de uma frase de Mahatma Gandhi, quando ele disse: "O maior defeito do cristianismo são os cristãos". E me faz lembrar também outra frase, do nosso querido mestre, Jesus Cristo, quando Ele disse: "Os filhos das trevas são mais hábeis com os da sua geração do que os filhos da luz".

Que Deus derrame sobre nós Sua graça, para que estejamos dispostos a depositarmos nossas vidas nEle, e até a morrer por Ele.

22 de ago. de 2010

Reflita sobre isso!


O Impossível Torna-se Fácil

"Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível" (Mateus 19:26).

George Balanchine, o grande coreógrafo, faleceu em 30 deabril de 1983, com 79 anos de idade. "Sr. B", como eracarinhosamente conhecido por seus dançarinos, "possuía umpoder mágico sobre seus artistas. Ele lhes mostrava comofazer os impossíveis parecerem fáceis." (Diário Wall Street,05/05/1983)

Podemos aproveitar esta notícia de jornal, concernente aomundo dos espetáculos, para refletir sobre nossorelacionamento espiritual com o Senhor Jesus. Haveria algumacoisa difícil para Ele? Poderíamos dizer que uma situaçãoseria impossível de ser resolvida por Ele?

E se todas as coisas lhe são possíveis, por que desanimamoscom facilidade? Por que curvamos nossas cabeças como seestivéssemos conformados com a derrota? Por que continuamos murmurando pelos cantos em vez de estar cantando e louvandoa Deus?
Se somos capazes de ir à igreja, de glorificar o Seu nome,de ler a Sua Palavra e conversar com o Senhor em oração, porque não colocamos em prática a nossa fé? Precisamos dar umbasta na incredulidade e saltar sobre as pedras dasdecepções. Elas não devem ter poder para nos fazer desistir.Elas não podem tirar a nossa motivação. Elas não podemapagar o nosso sorriso. Elas não conseguirão evitar asnossas conquistas.

Quando estivermos enfrentando grandes crises, precisamoslembrar que grande não é o nosso problema e sim o nosso Deusque a todos soluciona.Tudo é possível para o Senhor! Tudo é possível para nós quecremos no Senhor! Somos vencedores... sempre... seja qualfor a circunstância!

Perguntas sobre Criacionismo

1. Os continentes realmente se separaram?
Aparentemente sim. Há considerável evidência de que os continentes se moveram, separando-se.

2. Quando os continentes se separaram?
A principal separação pode ter ocorrido durante o dilúvio. Medidas atuais mostram que eles ainda se movem hoje, embora muito lentamente.

3. Como podem os continentes terem se movido com rapidez suficiente para rearranjar toda a superfície da Terra durante o ano do dilúvio?
Pode não ser necessário que todo o movimento das placas fosse completado durante o dilúvio; movimentos significativos das placas podem ter continuado por algum tempo após o dilúvio. De qualquer forma, as causas do movimento das placas não são bem compreendidos. Atualmente elas se movem muito lentamente, mas poderiam se mover mais rápido se houvesse condições apropriadas. Uma grande quantidade de energia seria necessária; talvez esta poderia ter sido provida por impactos extraterrestres. Uma temperatura mais baixa de fusão de rochas basálticas poderia ter facilitado o movimento de placas; sabe-se que a presença de água no basalto abaixa o ponto de fusão. Não se sabe se o movimento das placas pode ter sido facilitado pelas "águas sob a terra" ou o rompimento das "fontes do abismo," mas vale a pena considerar esta possibilidade. Um grupo de criacionistas publicou recentemente uma teoria de movimento rápido das placas que pode prover algumas respostas a esta questão. Um movimento assim rápido iria aquecer tanto as placas que levaria muito tempo para esfriá-las.

4. Que problemas não resolvidos sobre tectônica de placas são de maior preocupação?Quanto as placas realmente se moveram? Quando e quão rapidamente se moveram? O que aconteceu aos continentes pré-diluvianos? Como o magma do soalho oceânico se esfriou em poucos milhares de anos se as placas se moveram tão rapidamente durante o dilúvio?

5. Os homens das cavernas realmente existiram?
Sim. Houve seres humanos que viveram em cavernas e pode haver alguns que ainda moram. Isso não significa que eles sejam semelhantes às figuras vistas em caricaturas de histórias em quadrinhos que você possa ter visto. Acredita-se que o homem de Cro-Magnon pode ter sido um homem das cavernas porque se crê que ele seja responsável por algumas pinturas notáveis em cavernas na França e áreas próximas. O homem de Cro-Magnon é essencialmente o mesmo que os europeus modernos e pode representar os europeus pré-históricos.

6. Existem realmente fósseis que se parecem com homens-macaco?
Já foram encontrados fósseis que parecem ter uma mistura de características humanas e de macacos. Há vários tipos desses tais como o homem de Java, o homem de Pequim e vários tipos da África conhecidos como os "erectinos". Esses parecem ter sido humanos, mas de uma forma diferente. Para interpretações criacionistas e evolucionastes desses fósseis, veja as referências.

7. Os homens de Neanderthal eram humanos verdadeiros?
A maioria dos criacionistas cre assim, mas a questão é controversa.
O homem de Neanderthal provavelmente viveu em cavernas, mas não eram homens-macaco. O crânio tinha um formato diferente da maioria dos homens modernos, mas o espaço do cérebro era maior. Eles aparentemente tinham cultura e eram provavelmente muito inteligentes. Os homens de Neanderthal tinham alguns traços singulares, mas nada que pudesse ligá-los aos macacos, de algum modo particular. Algumas das diferenças em seu crânio podem ter sido parcialmente produzidas como resposta a um clima severo e a alimentos duros à mastigação. Aparentemente, tinham uma constituição física mais robusta do que a das pessoas que vivem hoje. O recente sequenciamento do DNA mitocondrial do osso de um Neanderthal indica que o DNA do Neanderthal é bastante diferente do DNA de humanos atuais. Entretanto, isso não significa que eles não eram humanos verdadeiros, e muitos antropólogos os aceitam como humanos com adaptações para um clima frio e condições de vida duras.

8. Há alguma sequência evolutiva que vai dos macacos ao homem?
Há vários tipos de fósseis que possuem uma mistura de características humanas e de macaco. Têm sido feitas tentativas de organizar esses fósseis em uma sequência que vai de menor número de características humanas para maior número de características humanas. Australopitecíneos têm menos características humanas, seguidos pelos "erectinos", o grupo "arcaicos", e então Neanderthal e Cro-Magnon. A sequência parece convincente para muitas pessoas e é interpretada como uma linhagem evolutiva. Os criacionistas não aceitam essa interpretação, apontando que os detalhes não se encaixam bem, e a série não é verdadeiramente uma sequência de ancestrais-descendentes.

9. Qual é a explicação criacionista para esses fósseis que tem uma mistura de características humanas e de macacos?
A resposta a essa pergunta está perdida na antiguidade. Os fósseis referidos são primariamente os "erectinos" e os "australopitecíneos".
Os erectinos parecem ter sido humanos. Talvez tenham sofrido os efeitos de um intenso endocruzamento genético e um estilo de vida pobre. Os australopitecíneos podem ter sido um tipo extinto de macaco. Parecem não ser relacionados com nenhuma espécie viva atual.

10. O que se pode dizer dos gigantes humanos que viveram antes do dilúvio? Algum já foi encontrado?
Não. Nenhum fóssil humano gigante que tenha vivido antes do dilúvio foi encontrado.

19 de ago. de 2010

Notícias do Mundo Cristão

Tecnologia - Britânico quer colocar a Bíblia no Twitter
Chris Juby, um britânico de 30 anos, está adaptando as palavras da Bíblia para o Twitter. Ele planeja publicar todo o conteúdo do livro sagrado – 1.189 capítulos – no microblog nos próximos três anos.
Para conseguir realizar a façanha, Juby resumirá cada capítulo em um tweet (140 caracteres).
O post de estreia foi publicado no último domingo, pelo primeiro capítulo do livro de “Gênesis”, é claro: “Deus criou o céu, a terra e tudo o que vive. Ele fez da humanidade a sua imagem e lhe deu a chance de viver na Terra”.
Segundo estimativas do próprio Juby, o projeto será concluído em três anos, com o último post publicado no dia 8 de novembro de 2013. Juby trabalha para a King’s Church, uma igreja localizada na cidade de Durham, no norte da Inglaterra.
Para acompanhar o seu trabalho, basta acessar o Twitter @BibleSummary

SBB lança Bíblia que pode ser lida até debaixo d’água
Você já imaginou poder ler a Palavra de Deus mesmo sob chuva? Impossível? Não é mais.
A Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lança uma Bíblia impressa 100% em material plástico, com edição do Novo Testamento, à prova d’água e de intempéries. Totalmente impermeável, permite que a Palavra de Deus seja lida em qualquer lugar que o leitor esteja – na praia, à beira da piscina, na chuva e, até mesmo, durante a prática de mergulho –, sem que ocorra qualquer tipo de dano à publicação.
A obra já vem adequada à nova ortografia da língua portuguesa e na Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH), que significa uma linguagem mais simples e acessível a qualquer pessoa, sem o rebuscamento que marca as publicações tradicionais. Traz também um vocabulário e mapas. Além disso, mostra como encontrar ajuda no Novo Testamento.

16 de ago. de 2010

Chá da IBN-SG




Mais uma vez tivemos um ótimo retorno de um evento realizado para arrecadar R$ para o nosso evento de Dezembro!!! Louvamos à Deus pois Ele tem honrado nosso esforço!!
Agradecemos à todos que ajudaram de alguma forma e contamos sempre com vocês! Juntos, vamos alcançar nosso objetivo e junto com ele, as bençãos de Deus sobre nossa Igreja e nosso Grupo Jovem!!!



IBN São Gabriel marca presença no show da Pr.ª Ludimila Ferber




Na sexta feira, dia 13 de agosto, uma galera da IBN se juntou para ir ao show da Pr.ª Ludimila Ferber, num evento proporcionado pela Igreja Batista Nacinal de Santa Maria.
O evento foi aberto com um momento de louvor e adoração com o Ministério de Louvor da própria IBN-SM. Foi um momento animado e abençoado na presença do Senhor! Logo após foi feito uma oração à todos os pastores e pastoras que estavam ali presentes, inlcuindo nossos pastores Pr. Francisco e Pr. Reuel!! Depois desse momento de oração, o Pr. Reuel aproveitou a oportunidade e deixou um bilhete para anunciar o evento que será realizado em dezembro pela nossa igreja! Que benção essa oportunidade!!
A Pr.ª Ludimila cantou várias músicas, dentre elas "Sonhos de Deus" música que marcou a cantora, "Os sonhos voltaram" e "A esperança vive" ambas do novo CD da cantora. Pr.ª Ludimila ministrou sobre os sonhos de Deus em nossas vidas! Foi uma benção e certamente para todos que estavam ali foi animador escutar as belas músicas ministradas naquele local.
O evento fez parte de uma campanha que já está com um ano de implantação e visa divulgar o evangelho em nosso estado alcançando mais almas para Jesus e fazer com que o Rio Grande do Sul tenha um maior número de evangélicos.
Agradecemos à Deus pela oportunidade e por ter protegido à todos na viagem!! Também obrigada à todos que enfrentaram frio e chuva e foram ao evento! E para você que não foi, não perca a próxima oportunidade, pois são esses momentos que nos fortalece e renova nosso ânimo, além da ótima comunhão com nossos irmãos!
Te esperamos na próxima e será em breve ehm!!!!! Fique atento irmão!!!

Abraço a todos!!